O CRENTE E O CORPO
“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Ts 5:23)
Nosso corpo deve ser são e reestrurado, como nosso espírito e alma. O corpo é importante e necessário, se não fosse, Deus não já o teria aniquilado por completo, mas, examinando as escrituras, podemos perceber o cuidado que o Senhor tem para com essa parte do nosso ser, tão complexa aos nossos olhos e maravilhosamente criada por Deus.
O mais singular e espantoso é que o Verbo se fez carne; o Filho de Deus tomou sobre Si um corpo de carne e sangue e, embora tenha morrido, Ele usa essa vestimenta para sempre.
O ESPIRITO SANTO E O CORPO
Em Rm 8:13-13, Paulo nos revela a condição do nosso corpo, como o Espírito Santo o ajuda e qual deve ser a nossa atitude correta com relação a ele.
Inicialmente, quando "nascemos de novo" e recebemos o Espírito Santo, nosso espírito humano é vivificado; corpo e espírito estavam mortos para Deus, não havia mais comunicacão por causa do pecado. A nossa carne ainda é “corpo do pecado”. A redenção do nosso corpo nos espera no futuro (Rom 8:23). O pecado não foi eliminado do corpo, porisso ele continua morto.
“E, se o Espírito daquele que os mortos ressuscitou a Jesus, habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará vossos corpos mortais , pelo seu Espírito que em vós habita”(Rm 8:11).
Vemos que depois que o espírito é vivificado, o corpo também pode viver. O Espírito Santo dá vida aos nossos corpos.
O corpo está caminhando para a sepultura, espiritualmente falando, ele é considerado morto. Ora, se nosso corpo está morto, como podemos dizer que ele foi vivificado? e como empregá-lo para responder às exigencias da vida espiritual?
O Espírito Santo dará vida ao nosso corpo de morte. Nós temos o Espírito Santo habitando em nós; portanto, nossos corpos mortais devem experimentar Sua vida través desse poder de habitação.
Esse fato não quer dizer que o “corpo do pecado” se tornou um corpo santo ou que nosso “corpo de humilhação” foi transformado num corpo glorioso, ou ainda, que esse corpo imortal se revestiu de imortalidade. Isto só vai, de fato acontecer, na vinda do Senhor Jesus. O sentido correto de o Espírito Santo dar vida a nosso corpo é que será agora guiado não mais pelas paixões carnais, não mais pela mente ou emoções, mas pelo nosso espíirito que agora vive e é guiado pelo Espírito Santo de Deus.
Esse é o plano de salvação de Jesus, o homem voltar ao seu estado de comunhão com Deus, e sermos um com Ele e o Pai. A comunhão com Deus só pode acontecer no espírito do homem, porque é lá que Ele habita, quando temos o novo nascimento.
Deus não pode habitar onde há pecado e morte porque Ele é Santo, porisso enviou Seu filho amado Jesus Cristo para nos libertar das mãos de satanás e dar vida ao nosso espírito que morreu quando o pecado entrou no homem, lá no Jardim do Édem, trazendo morte espiritual e cortando a comunhão com Deus.
"Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis: mas se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis" (Rm
Nós mesmos não podemos controlar nosso corpo, mas, através do Espírito Santo, ele nos capacitará a modificar suas manias antigas. Mas para isso o espírito deve ser treinado, pois ele é quem deve liderar nosso corpo agora, não mais a mente, emoções ou instintos que fazem parte da nossa alma. O Espiírito Santo nos guiará como viver essa nova "vida espíritual".
Assim como bebes nesse novo nascimento precisamos do "leite espiritual"que Paulo nos fala em uma das suas cartas, para mais tarde recebermos o alimento sólido da maturidade espiritual, que só virão após experiencias nas provações, orações, jejuns, pratica da Palavra e intimidade com o Senhor.
Em ICor 6:12-20 Paulo acrescenta nova luz sobre o corpo do crente. Aqui Ele diz que todas as exigencies do corpo , tais como comer, beber e sexo são naturais, justas e lícitas. Entretando, ele acrescenta que não devemos nos escravizar por nenhuma delas. Muitos não sabem como lidar com a questão de comer e beber. Comem para satisfazer e, muitas vezes, exageram. O comer não deve impedir nossa comunhão com Deus, visto que sua finalidade é apenas preservar o corpo com saúde.
Paulo também fala da questão da imoralidade. Este é um pecado que contamina o corpo: ele transgride diretamente o princípio de que "o corpo é para o Senhor e o Senhor para o corpo”.
Sempre pensamos que o Senhor salva apenas nosso espírito e alma, achamos que o corpo é inútil e sem valor na vida espiritual. Mas aqui é declarado que o Senhor é igualmente para nosso vaso de barro. A redenção de Cristo é também para corpo. Ele quer nos sarar não apenas de problemas da alma ou do espírito, mas quer sarar também nosso corpo.
..." Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo Seu poder ... Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Agora pertencemos ao Senhor completamente e, portanto, nada pode nos suceder sem Seu conhecimento e permissão. Para cada necessidade urgente sempre existe Sua provisão, e sua alma consequentemente descansa no Senhor. Ela não pede mais do que o que Deus proveu, mas também não fica satisfeita nada menos do que Ele prometeu.
"Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Ef 11:12-13)
Em Efésios 4:11-16, vemos que o nosso homem espiritual deve chegar a uma estatura perfeita. Como está seu homem espiritual? Estimulado ao crescimento ou estancado? Você tem caminhado para a estatura perfeita?
De tudo que falei aqui, chego a conclusão de que ser mais que vencedor na vida cristã não é enriquer, ter o melhor carro, a melhor esposa ou marido, a melhor igreja, ser bem sucedido profissionalmente, ou seja, " ser sucesso ". Para mim ser mais que vencedor é vencer a mundo, a carne e o diabo. Assim podemos dizer como Paulo. "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé."(2Tim.4-7)
Entre na unção de conquista, de sabedoria e de conhecimento para quebrar o jugo do diabo na sua vida. Você será levado a esses níveis de bênçãos: sabedoria, graça e estatura de varão perfeito. Há tempo para todo propósito na Terra e você está em tempo de crescer. Então, seja bem-vindo ao tempo da maturidade!