terça-feira, 1 de outubro de 2013

A GRANDE TRIBULAÇÃO

          O termo GRANDE TRIBULAÇÃO é aplicado genericamente à última semana de anos contida na profecia de Daniel cap. 9.24-27, período esse que se inicia após o "tempo dos gentios", um período de tempo indeterminado que começou no século 1º e dura até hoje, findando com o Arrebatamento da Igreja.
          É o período do reinado do Anticristo, um líder mundial que governará sob a influência e poder diretos do Maligno.
          Mas tecnicamente falando, esse é o período de TRIBULAÇÃO, sendo que a Grande Tribulação seria, na verdade a segunda metade (3 anos e meio), quando o Anticristo rompe as alianças anteriormente firmadas, revela-se como A BESTA e passa a perseguir Israel e todos os demais opositores.
          De qualquer forma, todos esses sete anos serão um período de dor e angústia mundiais, como nunca houve na Terra, agravados pelas pragas dos selos, taças e trombetas mencionados no Apocalipse.
          A notícia boa ? os crentes fiéis não passarão por esse tempo de escuridão, mas estarão participando das Bodas do Cordeiro, nas mansões celestiais, aguardando o retorno do Rei descrito em Ap. 19 e Zc 14.
          A Igreja não passará pela Grande Tribulação; alguns crentes, sim. Por que afirmo isso ?
          1 - “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do homem” (Lc 21.36, ARA). Note: ESCAPAR, e não PARTICIPAR, ATRAVESSAR.

          2 - “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra” (Ap.3.10), uma promessa de Jesus para a Igreja de Filadélfia, extensível a todas as demais, pois “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz ÀS IGREJAS” (destaquei).

          3- Ap 3.15 nos fala que o Anticristo fará guerra aos santos, e os vencerá (ou seja, serão mortos - e ainda tem gente querendo ficar na GT...). Em assim sendo, quem vai sobrar para Cristo arrebatar ao final da Grande Tribulação ?

          4- Ap. 19 fala do retorno do Rei dos Reis acompanhado dos "exércitos do céu", ou seja, A igreja !

          5 - Paulo nos escreve em 1ª Ts 1.10 que Jesus nos LIVRA DA IRA FUTURA. Note bem, LIVRA, que significa "Soltar, libertar, Defender, preservar, pôr ao abrigo de mal ou perigo". Como essa idéia se encaixa com o PASSAR PELA GRANDE TRIBULAÇÃO ?

          6 - Segundo o Apóstolo Paulo, “já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado; e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda” (2 Tessalonicenses 2.6-8). Quem é este UM ? é o povo de Deus, que precisa ser retirado da Terra, para que então o Anticristo possa se manifestar.

          Alias, se a Igreja tivesse mesmo que passar pela Grande Tribulação, por que a Bíblia gastaria tantas páginas ensinando sobre o Arrebatamento, a preparação e a vigilância ? Teríamos toda a GT para nos purificar e preparar através das perseguições movidas pelas forças do Mal contra os cristãos.