sábado, 19 de outubro de 2013

O ANTICRISTO


ANTICRISTO - [Do gr. anti, contra, ou em lugar de, e christos, o ungido] Opositor por antonomásia de Cristo.

Também pode significar aquele que se coloca no lugar de Cristo. Lendo a Primeira Epístola Universal de João, temos a impressão de que este personagem sempre esteve presente ao longo da história do povo de Deus:

“Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora. Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestas- se que não são dos nossos. Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento. Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade. mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho” (1 Jo 18-22).

Alguns procuram identificar o Anticristo com os que, no decorrer dos séculos, procuraram destruir a Igreja.

Domiciano e Nero, por exemplo. Estes, na verdade, foram anticristos; mas nenhum deles pôde arrogar-se como o sinistro personagem dos primeiros versículos de Apocalipse 13. De acordo com a Bíblia, o Anticristo só há de aparecer após o arrebatamento dos santos.


Quem será o Anticristo? Toda a especulação em torno do assunto é danosa à compreensão das Escrituras. O mais importante é sabermos que o maligno já está derrotado pelo Rei dos reis e Senhor dos senhores.