terça-feira, 26 de novembro de 2013

A BESTA NA BÍBLIA

A besta na bíblia

Definição
BESTA - [Do gr. therion] Animal perigoso, incontrolável, altivo e em tudo singular. Assim é visto o Anticristo tanto por Daniel quanto por João.
O instinto que mais sobressai nesse espantoso e terrível animal é a soberba - o senti- mento que causou a desdita do querubim ungido.

No Apocalipse, João é inspirado a utilizar o vocábulo grego therionpara descrever a natureza do Anticristo. A escolha dessa palavra acha-se em perfeita consonância com Daniel.
No capítulo sete de seu livro, o profeta descreve o personagem em questão: “Depois disto, eu continuava olhando, em visões noturnas, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha grandes dentes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava: era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres” (Dn 7.7).
Por que o Anticristo recebe semelhante alcunha?
1) Por levantar-se contra Deus, arrogando a si a posição de Deus (2 Ts 2.1- 10). Pode haver ato mais irracional?
Ou loucura maior? Só mesmo alguém privado da razão cismaria reivindicar semelhante coisa (Dn 4.32).
2) Por causa cie sua postura. Será tão arrogante quanto o leão. tão voraz quanto o urso e tão rápido quanto o leopardo: “E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão: e o dragão deu-lhe o seu poder e o seu trono e grande autoridade" (Ap 13.2). Na fusão destas três feras, temos um animal incomum: singularíssimo em todas as suas fácies. Ele será horrendo e indomável. Tais características, em menores proporções, podem ser encontradas em muitos ditadores.

No estudo do Anticristo levemos em conta que nesta entidade, há dois indivíduos que estarão trabalhando, em comum acordo, sob a direta inspiração do dragão - Satanás. Um na esfera política; e o outro, na religiosa.
O primeiro é descrito como a besta que sobe do mar; e o segundo é fotografado como que subindo da terra.

Um é chamado besta, e o outro, falso profeta. Ambos são identificados como animais por se voltarem contra a obra de Deus e os redimidos do Senhor.
Eles já estão porém, devidamente julgados, e hão de ser lançados no lago de fogo onde serão atormenta- dos dia e noite: "E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre" (Ap 19.20).