sexta-feira, 11 de outubro de 2013

UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA

Uma vida cristã equilibrada



FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja

equilibrio
LIÇÃO 11 – (Fp 4.5-9)
 INTRODUÇÃO
A fim de termos uma vida cristã equilibrada e frutífera, precisamos ocupar nossa mente com tudo aquilo que é agradável a Deus. Na lição em apreço, veremos a definição da palavra equilibrio; estudaremos os conselhos paulinos para a igreja de Filipos sobre como viver através do autocontrole; e veremos como a moderação e o equilíbrio na mente do crente é importante.
I – DEFINIÇÕES
A palavra equivalente para “equilíbrio” no grego é “enkráteia” que significa literalmente “temperança, autocontrole”, derivado de“kratos” (At 24.25; Gl 5.22; 2 Pe 1.6). Temos também a palavra grega “enkrates” que denota “alguém que exerce autocontrole” (Tt 1.8). Pode-se ainda citar a palavra “sõphrõn” que denota “alguém de mente sã, controlado, com autodomínio, sóbrio, equilibrado, moderado” (1Tm 3.2; Tt 2.2; 2.5). Já a palavra “sõphronizõ” diz respeito a “alguém de mente pura” (Fp 4.8).
II – A MODERAÇÃO E O EQUILÍBRIO NA VIDA VIDA CRISTÃ
2.1  Seja a vossa equidade notória a todos os homens […] (Fp. 4.5). A palavra equidade no original é “eiekes” que significa “moderação, autocontrole”. Moderação, autocontrole ou equidade diz respeito a estar contente com os outros e ser generoso para com eles. Pode se referir também a misericórdia e brandura para com as faltas e transgressões alheias. Pode até se referir a paciência de alguém que suporta a injustiça ou maus-tratos sem revidar. A exortação paulina parece combater posições obstinadas e demonstrações de severidade demasiada sobre qualquer coisa. Devemos ter um espírito tolerante e misericordioso que afasta a obrigação de cobrar todos os direitos, ou vingar-se de todas as injustiças.
 2.2  […] Perto está o Senhor (Fp. 4.5). O termo “epieikes”, que é traduzido no português por “moderação”, na ARC (Almeida Revista e Corrigida) indica “uma docilidade que não revida”. O motivo para esta“doce moderação” é a iminente volta de Cristo. A expressão “Perto está o Senhor” pode se referir a proximidade no espaço ou no tempo. O contexto sugere no espaço; pois o Senhor rodeia todos os crentes com sua presença (Sl 119.151). Esta expressão também servia como palavra de alerta da igreja primitiva (I Co. 16.22).
2.3 Não estejais inquietos […] (Fp 4.6-a). A hostilidade do paganismo (Fp. 1.28) poderia produzir ansiedade em alguns irmãos. Por isso, o apóstolo trás esta palavra. Afligir-se ou preocupar-se indica falta de confiança na soberania do Senhor. Paulo sabia muito bem o que era padecer, pois, ele enfrentou diversos tipos de aflições. No entanto, tinha convicção que jamais seria desamparado: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” (II Co 4.8,9).
 2.4 […] por coisa alguma […] (Fp 4.6-a). Não é fácil estar contente no sofrimento, mas isto é o que o cristão é chamadofrequentemente a fazer. O cristão que está lutando contra Satanás sofrerá nesta vida (2 Tm 3.12). Mas, podemos regozijar-nos, não importa quão dura seja a situação. Se simplesmente nos mantivermos perto do Senhor, em oração, e pelo nosso próprio comportamento moderado, até mesmo no sofrimento poderemos conhecer a paz “que excede todo o entendimento” (Fp 4.7). Paulo está escrevendo com experiência (At 16.19-25).
 2.5 […] antes as vossas petições sejam em tudo conhecidasdiante de Deus […] (Fp 4.6-b). Paulo ensina aos filipenses que orar é tornar nossos pedidos conhecidos diante de Deus. É compartilhar com Ele tudo o que está em nosso coração, sabendo que Ele se importa com a nossa vida e todas as nossas necessidades. Temos muitos exemplos disto em toda a Bíblia (I Sm 1.9-11; Ne 2.4; Dn 6.10; Jo 11.41,42; At 12.5).
 2.6  […] pela oração e súplica, com ação de graças (Fp 4.6-c). A palavra oração vem do hebraico “tefilah”, e do grego“proseuchomai”. Segundo o Dicionário Teológico de Claudionor Corrêa de Andrade, oração é uma “prece dirigida pelo homem ao seu Criador com o objetivo de: 1) Adorá-lo como Criador e Senhor de tudo quanto existe; 2) Pedir-lhe perdão pelas faltas cometidas; 3) Agradecer- lhe pelos favores imerecidos; 4) Buscar proteção e uma comunhão mais íntima com Ele; Colocar-se à disposição de seu reino”. Em síntese, podemos dizer que a oração é o antídoto contra à ansiedade e descontentamento. Com a oração colocamos “cercas” nas entradas da nossa mente e do nosso coração, para impedir a penetração de pensamentos oriundos do tentador.
2.7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento […] (Fp 4.7-a). Segundo o dicionário Aurélio, paz significa “ausência de lutas, violências ou pertubações sociais”, “tranquilidade pública”, “concórdia” ou “harmonia”. O termo hebraico para paz é “shalom” que pode significar “bem, feliz, tranquilo, saúde e prosperidade”. O termo grego é “eirene” que tem as idéias de “paz, harmonia, acordo, descanso e quietude”. Espiritualmente falando, Paz é uma cultivação (fruto) do Espírito (Gl 5:22) que produz tranquilidade a despeito das circunstâncias. “A paz de Deus” cria uma harmonia entre Deus e o homem (Rm 5:1; Col 1:20 :Fl 4:7). Essa paz emana da segurança absoluta de que todas as circunstâncias que surgem na vida, especialmente as que estão fora de nosso controle, mas que estão no controle de Deus, cooperam para o nosso bem. Lancemos Nele toda a nossa ansiedade, porque ele tem cuidado de nós (I Pe 5.7).
2.8 […] guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus (Fp 4.6-b). Paulo ensina também que é possível o crente regozijar- se, mesmo em meio ao sofrimento: “Regozijo-meagora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja” (Cl 1.24). A Epístola aos Filipenses, por exemplo, foi escrita quando Paulo estava preso em Roma (Fp 1.12,14). No entanto, ele não demonstra angústia, tristeza ou frustração; pelo contrário, é nesta carta em que ele mais demonstra o seu regozijo e alegria (Fp 1.4,18; 2.2,17; 3.1; 4.1,4,10).
III – A MODERAÇÃO E O EQUILÍBRIO NA MENTE DO CRENTE
Neste “parágrafo da saúde mental” (Fp 4.8), Paulo apresenta uma lista de virtudes que poderiam muito bem ter saído da pena de um moralista grego. Duas, das oito virtudes não aparecem em nenhum outro lugar do NT; e, de todas as cartas de Paulo, uma só ocorre aqui. As virtudes listadas neste texto, todas elas fazem parte do Fruto do Espírito Santo (Gl 5.22,23).
A Bíblia nos ensina que devemos ter “a mente de Cristo” (I Co 2.16). Devemos ser pessoas maduras, que, pela renovação da nossa mente, rejeitamos ter uma mente moldada segundo “este século”, para que possamos “experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). Sujeitando-nos ao poder do Espírito, podemos levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo. Vejamos:
3.1 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro […] (Fp 4.8-a). O termo grego para “verdadeiro” é “alethinos” e significa: “lidar fielmente ou verdadeiramente com alguém”. Refere-se a tudo que é “genuíno, sincero, fiel”. Pode-se afirmar que tudo que é verdadeiro se encontra em Deus (2Tm 2.25), em Cristo (Ef 20.11), no Espírito Santo (Jo 16.13) e na Palavra de Deus (Jo 17.17).
 3.2 […] tudo o que é honesto […] (Fp 4.8-b). A palavra para “honesto” no grego é “kalos” que diz respeito aquilo que é: “bom, admirável, conveniente, decente, decoroso, correto, honrável, conduta que merece estima” (Lc 8.15; Rm 12.17; 2Co 8.21; 13.7). O termo significa “digno de respeito”. Os crentes devem meditar em tudo aquilo que é digno de respeito e adoração, ou seja, o sagrado em oposição ao profano.
 3.3 […] tudo o que é justo […] (Fp 4.8-c). Para o termo “justo” no grego a expressão é “díkaios” que diz respeito ao que é “certo, direito, íntegro” (Mt 1.19; Lc 1.6; Rm 1.17; 2.13; 5.7). O crente deve pensar em harmonia com o padrão divino de santidade.
 3.4 […] tudo o que é puro […] (Fp 4.8-d). A palavra nos originais para “amável” é a expressão grega “hagnos” que quer dizer: “não contaminado, santo, limpo de contaminação” Isso refere-se a tudo o que é moralmente limpo e imaculado. Pode-se dizer ainda o termo“eilikrines” que significa: “sem mistura, genuíno, puro, pureza moral e ética”.
 3.5  […] tudo o que é amável […] (Fp 4.8-e). O termo grego“prosphilês” quer dizer: “agradável, afável, aprazível, adorável”. Por inferência, os crentes devem concentrar-se no que é bom e agradável.
 3.6 [...] tudo o que é de boa fama […] (Fp 4.8 -f). A palavra Fama vem do termo grego “pheme” que significa: “declaração, relatório” palavra cognata de “phemi” que quer dizer: “estar claro, brilhar, esclarecer” dando a ideia que uma boa fama, é a mesma coisa que estar em lugar onde todos podem ver. É alguém altamente respeitado ou de boa intenção. Refere-se ao que é, em geral, bem-conceituado no mundo.
 3.7   […] se há alguma virtude, e se há algum louvor, nissopensai” (Fp 4.8-g). Para a palavra “virtude” no grego aparece o termo “areté”, que denota tudo aquilo que obtém estimação por uma pessoa, bondade moral, virtude. A palavra “louvor” é o termo grego“ainos” que significa “louvor”. Já a expressão grega “epainos” quer dizer: “elogio, aprovação”.
CONCLUSÃO
Estudamos sobre as virtudes que acompanham aqueles que já experimentaram o novo nascimento. Vimos algumas virtudes daqueles cujas vidas foram transformadas pelo Evangelho de Jesus. E, por fim, estudamos que o pensamento é o pai da ação, e, pode nos motivar a louvar a Deus com nossas ações ou não.
REFERÊNCIAS
  • Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. CPAD.
  • STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
  • ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.
  • CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. vol. 5. HAGNOS.
  • MACARTHUR. Bíblia de Estudo. SBB.
VINE, W.E, et al. Dicionário Vine: o significado exegético e expositivo das palavras do AT e do NT. CPAD.

OS 09 ERROS DE SANSÃO

OS 09 ERROS DE SANSÃO

Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou. Juízes 13:24

São poucas as pessoas que conseguem aprender com os acertos, os erros tem proporção de aprendizagem bem mais elevo na vida. Bom é que, quando, através destes venhamos nos prevenir para não cairmos nas mesmas armadilhas. Aprender com erros de outros e a melhor forma de não andamos a beira do abismo, vejamos a história de Sansão, infelizmente este, está incluso entre àqueles que foram atraídos e tragados pelo mal, por não pereceram os sinais de advertência, vindo de Deus. Que possamos ser diferentes e tudo aquilo que fez de Alguém cujo chamado era para ser Líder tornar-se escravo, absorvermo-nos boas lições. Somos tendenciosos a errar. Eis aqui alguém que passou dos limites, não que ele tenha errado mais que outros, mas, porque Ele foi muito néscio, e não percebeu que o pecado batia a sua porta, Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. Gênesis 4:7. Para melhor entendimento vejamos quem foi Sansão; Um jovem hebreu cuja mãe era estéril, E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos.Juízes 13:2 este veio ao mundo, já sabendo para que veio. Ser libertador do povo de Deus era o destino que lhe estava reservado. Sansão nasceu sob uma promessa de Deus, era o mais forte e inteligente da sua aldeia, isto despertava a inveja de muitos que articulavam projetos para lhe destruir, no entanto o único que conseguiu destruir Sansão foi Ele mesmo. Sansão era livre para realizar o que quisesse, porém, havia uma ordem de Deus para que Ele seguisse rigorosamente, nunca contar o Segredo que Deus tinha lhe dado, justamente porque o Segredo era de Deus, não era com homem, era um laço, uma aliança, um elo que untava comunhão e obediência entre Deus e o homem. Sansão nasceu sob a semente da fé de sua mãe.
Sansão venceu batalhas, matou leão, fez tochas entre caldas de 300 raposas e destruiu plantações, demoliu exercito inimigo com uma queixada de jumento e julgou uma Nação, mais sucumbiu-se diante de uma paixão. Enquanto estamos debaixo da direção de Deus realizamos proezas, mais se nós nos afastarmos da sua sombra somos tragados vivos. As primeiras coisas que acontecem na vida daqueles que não obedecem a Deus é a fraqueza da alma e a perda da visão. Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere. Juízes 16:21

Sansão cometera erros que alguém que tem promessa de Deus jamais pode cometer.
  • Auto suficiência – ele achava que o fato de Deus o ter selecionado, ele estaria imune  as armadilhas do pecado, achava-se no direto de ignorar as coordenadas de Deus e quis traçar outro destino. Disseram, pois, a Sansão os homens daquela cidade, ao sétimo dia, antes de se pôr o sol: Que coisa há mais doce do que o mel? E que coisa há mais forte do que o leão? E ele lhes disse: Se vós não lavrásseis com a minha novilha, nunca teríeis descoberto o meu enigma Juízes 14:18. Vamos ser mais cautelosos, se somos alguma coisa é pela misericórdia de Deus, Tens visto o homem que é sábio a seus próprios olhos? Pode-se esperar mais do tolo do que dele. Provérbios 26:12

  • Desobediência- este é o ponto fundamental, a base que não deve existir na vida de um escolhido por Deus, pois disto depende cada vitória que precisa-se ter. Obediência é o que Deus quer de nós. De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará. Juízes 13:14. O Cristão deve andar aprovando o que é agradável ao Senhor. Efésios 5:10

  •  Inconsequente – ele sentia prazer na adrenalina que o pecado lhe produzia, o pecado destilava mel em seu paladar, não se pode esquecer que, todo o caçador um dia vira presa. Não podemos agradar a Deus e ao diabo, um dos dois, iremos contrariar, porque um é luz e outro trevas, onde um está o outro passa a não existir. E disse Dalila a Sansão: Até agora zombaste de mim, e me disseste mentiras; declara-me pois, agora, com que poderias ser amarrado? E ele lhe disse: Se teceres sete tranças dos cabelos da minha cabeça com os liços da teia. Juízes 16:13  E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro com enfeites de prostituta, e astúcia de coração. Provérbios 7:10

  • Dissimulado – tinha nascido e escolhido conforme designíos de Deus, mais brincou com pecado, viu o mal diante dele e achou que poderia enganá-lo, como se alguém pudesse enganar o mal, Sansão tinha aparecia de ovelha mais a mente de um asno. Disse-lhe Sansão: Se me amarrassem com sete vergas de vimes frescos, que ainda não estivessem secos, então me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem. Juízes 16:7. Como as águas profundas é o conselho no coração do homem; mas o homem de inteligência o trará para fora. Provérbios 20:5

  • Tendências ao mal – Sansão tinha qualquer mulher da sua aldeia à disposição, todas queriam ser sua esposa, no entanto seu coração era tendencioso a fatalidades, ele sentia satisfação no perigo, o brio da sedução ampliava em seu ser ao ver o que o inimigo lhe mostrava, mas recusava as essências que Deus colocava ao seu redor, o perigo lhe seduzia. Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos. Juízes 14:3 Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Provérbios 3:7

  • Negligente – fracassou em sua missão, não foi capaz de vencer a si próprio, pois o inimigo que destruir Sansão foi seu Eu. E sucedeu que, alegrando-se-lhes o coração, disseram: Chamai a Sansão, para que brinque diante de nós. E chamaram a Sansão do cárcere, que brincava diante deles, e fizeram-no estar em pé entre as colunas. Juízes 16:25 O que é negligente na sua obra é também irmão do desperdiçador. Provérbios 18:9

  • Imaturo – todos que se achegam a Deus, precisam ter olhos de águia, vislumbrar as artimanhas do inimigo antes que ele planeje os seus golpes, os filhos de Deus precisam ser atalaias com visão ampla, Ele ver a ameaça, porém está nunca o alcança, pois, onde ele está quem cuida dele é Deus, e Sansão foi porteiro, sempre abrindo a guarita para entrada do mal. E perguntaram-lhes os homens de Judá: Por que subistes contra nós? E eles responderam: Subimos para amarrar a Sansão, para lhe fazer a ele como ele nos fez a nós. Juízes 15:10. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7

  • Infiel - aqui está algo que causa náusea em Deus, infidelidade para com seus propósitos, Deus é ciumento e não divide o que é Dele. O Mistério de Deus era com Sansão e não era para os seus inimigos saberem. Ser infiel é qualidade de Satanás ele sim estava junto ao trono de Deus e tramava com Deus. Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir Juízes 16:6. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Ezequiel 28:17

  • Procurar abrigo no berço do inimigo - Sansão saía para realizar uma missão e ia procurar descanso nas casas das prostitutas, gostava de medir forças com seus inimigos, se achava o bom, pensava que todas as mulheres sucumbiam-se diante sua beleza e força, ele achava que dominava a situação não sabendo ele que estava tão dominado, pois ele nem viu quando o mal entrou na sua vida e se instalou. E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele Juízes 16:20, Enquanto a palavra nos diz, Não deis lugar ao diabo. Efésios 4:27

Devemos tomar cuidado para onde olhamos. Aquilo que mais nos atrai é o que pode nos destruir, Sansão era atraído pelo que via os seus olhos, e foi enganado pelo que sentiu seu coração. O coração do homem e falso e enganoso, precisamos obedecer com veemência aquilo que Deus tem nos dado. Se Deus nos incumbiu uma missão não podemos decepcioná-lo, não podemos ser negligentes e repetir erros tão nítidos.
Não podemos ser igual a Sansão, não podemos deixar que o diabo venha roubar os segredos de Deus para as nossas vidas. E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem. Juízes 16:17, Feliz é o homem que confia no Senhor o seu caminho, Certamente este não verá a morte, porque obedecer é melhor que sacrificar.
Pastora Elza Carvalho
Com o Compromisso exclusivo em Declarar a essência de Deus através da sua palavra.
Igreja Casa de Oração Essência de Deus – ICOED
Deseja uma oração? Escreva-nos: essenciadedeus2012@gmail.com

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A IRA DO CORDEIRO


A IRA DO CORDEIRO

Deus te abençoe em Graça e em conhecimento!

"Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?" Apoc. 6:17

Conheça os três períodos da Grande tribulação, que acontecerão antes desse quarto período: A IRA DO CORDEIRO:http://apocalipsejj.blogspot.com

1-Os principais acontecimentos  da Ira do Cordeiro
a). A 3ª vinda de Jesus. Ap. 6:12-17.
b).A assinalação dos 144 mil israelitas. Ap. 7:1-8.
c).Os sete anjos tocam as sete trombetas. Ap. 8 a seguir.

2-Alguns símbolos prefigurativos da Ira do Cordeiro
a). O dilúvio. Gn. 7:17 - Mt. 24:37-39.
b).A destruição de Sodoma e Gomorra. Gn. 19:24.
c).As dez pragas do Egito. Êx. 7:19 a seguir.
d).A queda de Jericó. Js. 6:1-26.

3-Os nomes bíblicos da Ira do Cordeiro
a).A assolação dos ímpios. Pv. 3:25.
b).O dia do Senhor dos Exércitos. Is. 2:12.
c).O dia do Senhor. Is. 13:6.
d).O dilúvio do açoite. Is. 28:18.
e).O dia da vingança do nosso Deus. Is. 61:2.
f). A purificação do Santuário. Dn. 8:14.
g).O dia de trevas. Am. 5:20.
h).O grande dia do Senhor. Sf. 1:14.
i).A ceifa do joio. Mt. 13:30.
j). O grande dia da sua Ira. Ap. 6:17.

4-O dia da Ira do Senhor será um dia de 24 horas?
Não, as teólogias em geral se confundem com este tema, acreditando que o dia do Senhor será um dia de 24 horas; mas, trata-se de “um longo período” de mortandade sobre os ímpios, conforme os exemplos passado:
-O JUÍZO DE DEUS nas águas do dilúvio e na destruição dos ímpios, não foi feito num único dia de 24 horas; mas, em quarenta dias.
“E esteve o dilúvio quarenta dias sobre a Terra, e cresceram as águas, e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra.
E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo réptil que se rola sobre a terra; e todo homem.” Gn. 7:17 e 21.

-OS JUÍZOS DE DEUS na destruição dos egípcios, não aconteceu num único dia e nem numa única praga; mas ao longo muitos dias e de mais nove pragas (Êx. 7:19 a seguir).
-A TOMADA DE JERICÓ, não ocorreu no mesmo dia e nem ao toque de uma trombeta; mas ao longo de mais seis dias, ao toque de mais seis trombetas, (Js. 6:1-27), etc...

A duração da Ira do Cordeiro
O Apóstolo João,  registrou no Apocalipse “sete trombetas”, as quais não somente estão relacionadas “ÀS PRAGAS” (seis delas), mas também “O TEMPO” de duração de cada uma; somente a praga da “quinta trombeta” durará um tempo literal de “cinco meses”,  sem contar o tempo das demais trombetas que não foram revelados no Apocalipse.
“E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem.” Ap. 9:5.

Daniel registrou tanto “o tempo” do Juízo de Deus na Ira do Cordeiro, (duas mil e trezentas tardes e manhãs); quanto “o modo” ou objetivo a ser alcançado por ela: A purificação do Santuário de toda a terra.
“E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.” Dn. 8:14.

Estas 2.300 tardes e manhãs representam “seis anos, três meses e vinte dias” literais de “Ira do Cordeiro” sobre o mundo, e que acontecerá sobre toda a Terra e para a geração do “último tempo da Ira” (Dn. 8:19). Esse tempo será computado pelo nosso calendário atual, iniciando na 3ª  vinda de Jesus, e terminando na sua 5ª vinda (ou manifestação) para a Batalha do Armagedom.
“Desde que comece a passar, vos arrebatará, porque todas as manhãs passará, e todos os dias e todas as noites: E será que somente o ouvir tal notícia causará grande turbação.
Porque o Senhor se levantará como no monte de Perazim, e se irará, como no vale de Gibeão, para fazer a sua obra, a sua estranha obra, e para executar o seu ato, o seu estranho ato.” Is. 28:19-21.

5-Por que Deus permitirá que seu povo permaneça no mundo no período da sua Ira?
Para o cumprimento de no mínimo três quesitos proféticos principais:
a).No livramento prefigurado no passado nas 10 pragas no Egito, quando Deus fez (PRIMEIRA VEZ) a diferençaentre os egípcios e os israelitas:
“Mas contra todos os filhos de Israel nem ainda um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o Senhor fez diferença entre os egípcios e os israelitas.” Êx. 11:7.

Para cumprimento profético agora, em abrangência mundial  ao seu povo dentro da Ira do Cordeiro no meio das pragas das sete trombetas; quando Deus mostrará “outra vez” a diferença entre o justo e o ímpio, pelo SEU GRANDE LIVRAMENTO.
E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, naquele dia que farei serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.
Então vereis (OUTRA VEZ) a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve”. Ml. 3:17 e 18.

“Buscai ao Senhor vós todos os mansos da Terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor.” Sf. 2:3.

“Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido. Sl. 91:5 e 7

“E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus”. Ap. 9:4

"E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura”. 1Te 1:10

“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.” 2 Te. 5:9.

NOTA: As teologias pré e meso-tribulacionistas, costuma manobrar versos “indefinidos e esporádicos” a favor de sua teoria, que a Igreja não passará pela Gr. Tribulação. Para isto, eles mudam também a consistência  desses dois últimos versículos, acrescentando neles a sua interpretação: A Igreja será arrebatada “ANTES” do período da Ira.
Mais, uma vez vemos a falta de sinceridade desses grupos teológicos, pois os versos em si são bastante claros, e afirmam: apenas "O MODO BÍBLICO" do livramento: ” Jesus, que nos livra da ira futura e a igreja não foi destinada para a ira”.
Porém, quanto ao "TEMPO PROFÉTICO DO LIVRAMENTO", eles já não afirmam  que  a Igreja será livrada nem antes, nem no meio e nem no fim da Ira do Cordeiro.
Em defesa da verdade profética, temos mostrado muitos outros versos que trata do mesmo assunto “diretamente”, provando que a Igreja estará no mundo até a Sétima trombeta conforme disseram Paulo (1Cor. 15:51-52), e João (Ap.  10:7), sem no entanto precisar manobrar versículos “indefinidos” para dar sustentação a nossa pregação.

b). Para que seu povo seja testemunha dos fatos daquela época:
Assim como a Igreja, foi escolhida para ser testemunha na obra de Deus, desde princípio da criação prefigurada em Adão, e no meio da história bíblica prefigurada pelos israelitas; assim também agora, a Igreja (gentios/israelitas) continuará com a mesma missão, testemunhando os acontecimentos do final dos séculos.
“ Vós sois as minhas testemunhas diz o Senhor, e o meu servo, a quem escolhi...” Is. 43:10a, At. 1:8.

“O justo se alegrará quando vir a vingança; lavará seus pés no sangue do ímpio.” Sl. 58:10.

“ Somente com teus olhos olharás, e verás a recompensa dos ímpios.”  Sl. 91:8.

c).Para que haja temor de Deus diante do povo, pela manifestação do grande livramento:
E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos Egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creram no Senhor e em Moisés, seu servo.” Êx. 14:31.

Neste quarto período da grande tribulação, o Senhor colocou “o arrebatamento da Igreja”, como um divisor das pragas: Ante “A ÚLTIMA” trombeta (Ap. 11:15), e “ANTES” (Ap. 14:14-15), da primeira taça da ira de Deus. Ap. 15 a seguir.

Não se desviará a ira do Senhor, até que execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente”. Jer. 23:20

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SABER LER E ESCREVER, TER UM DIPLOMA É TUDO DE BOM! SABER DE COR A BÍBLIA TAMBÉM! MAS SE A DISTORCER, DE NADA LHE VALERÁ TUDO ISSO...!Sal 113:7 Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado,


Estudo de Palavra da Bíblia
Definição | DBA2
MONTURO
Monte de lixo (Sl 113.7); lixão (Ne 2.13).
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Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª ed.: MONTURO
Concordância | RAStr
Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong
monturo (12), monturos (1)
1Sam 2:8
Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo.
H830
Esd 6:11
Também por mim se decreta que todo homem que alterar este decreto, uma viga se arrancará da sua casa, e que seja ele levantado e pendurado nela; e que da sua casa se faça um monturo.
H5122
Neem 2:13
De noite, saí pela Porta do Vale, para o lado da Fonte do Dragão e para a Porta doMonturo e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam assolados, cujas portas tinham sido consumidas pelo fogo.
H830
Neem 3:13
A Porta do Vale, reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa; edificaram-na e lhe assentaram as portas com seus ferrolhos e trancas e ainda mil côvados da muralha, até à Porta do Monturo.
H830
Neem 3:14
A Porta do Monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de Bete-Haquerém; ele a edificou e lhe assentou as portas com seus ferrolhos e trancas.
H830
Neem 12:31
Então, fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro e formei dois grandes coros em procissão, sendo um à mão direita sobre a muralha para o lado da Porta doMonturo.
H830
Sal 113:7
Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado,
H830
Is 5:25
Por isso, se acende a ira do Senhor contra o seu povo, povo contra o qual estende a mão e o fere, de modo que tremem os montes e os seus cadáveres são comomonturo no meio das ruas. Com tudo isto não se aplaca a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
H5478
Lam 4:5
Os que se alimentavam de comidas finas desfalecem nas ruas; os que se criaram entre escarlata se apegam aos monturos.
H830
Dan 2:5
Respondeu o rei e disse aos caldeus: Uma coisa é certa: se não me fizerdes saber o sonho e a sua interpretação, sereis despedaçados, e as vossas casas serão feitasmonturo;
H5122
Dan 3:29
Portanto, faço um decreto pelo qual todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas em monturo; porque não há outro deus que possa livrar como este.
H5122
Sof 2:14
No meio desta cidade, repousarão os rebanhos e todos os animais em bandos; alojar-se-ão nos seus capitéis tanto o pelicano como o ouriço; a voz das aves retinirá nas janelas, o monturo estará nos limiares, porque já lhe arrancaram o madeiramento de cedro.
H2721
Luc 14:35
Nem presta para a terra, nem mesmo para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
G2874

MONTURO
Monte de lixo (Sl 113.7); lixão (Ne 2.13).

1) monte de cinzas, monte de refugo, pilha de estrume
procedente de uma raiz não utilizada provavelmente significando ser sujo; 
1) monturo, monte de estrume, latrina procedente da mesma raiz que não foram utilizadas.
1) sequidão, desolação, seca, calor
1a) sequidão
1b) estiagem
1c) calor escaldante
(exterco, talvez semelhante a estrume, adubo
Os discípulos, sal da terra
Mt 5.13; Mc 9.50
34 O sal é certamente bom; caso, porém, se torne insípido, o  como restaurar-lhe o sabor?
35 Nem presta para a terra, nem mesmo para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Sal 113:7
Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado,